A MR Mineração promoveu um encontro com moradores de São Gonçalo do Rio Acima, Campo Grande, Paiol e Tambor nesta terça-feira (2), em mais uma etapa do Programa de Educação Ambiental (PEA). Desta vez, a presidente da Casa das Tecelãs de Brumal, Dilce Mendes e a representante da empresa Brutus Charcutaria, Cristina Pereira, foram as convidadas para um bate papo sobre empreendedorismo. Essa atividade será desenvolvida ao longo dos próximos cinco anos, com o tema: “Geração de renda por meio de atividades vinculadas ao turismo e empreendedorismo”.
Ao longo da conversa, Dilce Mendes contou sua trajetória e o trabalho realizado à frente na Casa das Tecelãs, que é referência na região e em Minas Gerais na confecção de várias peças artesanais, promovendo renda e desenvolvimento para o distrito de Brumal. Ela também apresentou aos participantes o Festival Brumal “A Gosto”, que vai para a segunda edição este ano. Com o apoio da MR, a festa conta com a presença de várias mulheres que levam bordados, doces e vários outros produtos para vendas e está abrindo portas para novos empreendedores
Cristina Pereira, que é de Barão de Cocais, também contou sua trajetória de sucesso na produção de linguiças e defumados e incentivou a comunidade a nunca desistir dos seus sonhos, mesmo diante de grandes desafios. Ela, que ganhou o prêmio de Mérito Empresarial ministra cursos em várias cidades.
A coordenadora Ambiental da MR Mineração, Cristiane Brant, disse que o encontro foi importante para levar inspirações. “O nosso objetivo é fomentar o desenvolvimento do turismo e outras fontes de renda para essas comunidades. A Dilce e Cristiana mostraram que acreditaram em si e conseguiram criar produtos que se destacaram em nossa região. É exatamente isso que nós esperamos desses moradores: o desenvolvimento além da mineração”, enfatizou.