
Meio Ambiente
A MR Mineração acredita nas ações de preservação do meio ambiente e sensibilização da comunidade para a transformação do futuro.
Atualmente, a empresa desenvolve ações constantes de monitoramento, dentro do seu sistema de gestão ambiental, visando não só o atendimento dos critérios e exigências técnicas estabelecidos pelos órgãos ambientais de fiscalização, mas também a avaliação constante da eficácia das medidas de controle de impacto adotadas. Algumas das iniciativas realizadas pela MR Mineração em relação ao meio ambiente são: gestão ambiental das obras; monitoramento da qualidade e
quantidade das águas; monitoramento de águas subterrâneas; Programa de Monitoramento de Ruídos; monitoramento da qualidade do ar; Plano de Monitoramento Espeleológico; acompanhamento da supressão e resgate de flora; implantação de viveiro de produção de mudas; recomposição da flora; recuperação de áreas degradadas, Programa de Monitoramento e Afugentamento da Fauna; Programa de Prevenção, Controle e Monitoramento de Atropelamento de Animais da Fauna Silvestre; prevenção, controle e combate a incêndios florestais; Programa de Educação Ambiental.
PROJETOS

Compensação Florestal
Como forma de compensação florestal referente à expansão do projeto da Mina de Baú, a MR…
Como forma de compensação florestal referente à expansão do projeto da Mina de Baú, a MR Mineração realizará a doação de, aproximadamente, 340 hectares para a regularização fundiária do Parque Nacional Serra do Gandarela. Além disso, a empresa conduz projetos para a manutenção de 80 hectares de campo rupestre e recuperação de, aproximadamente, 170 hectares de florestas.
Desde 2016, a MR Mineração mantém um viveiro de mudas com 100 mil plantas. O espaço é destinado a produção de mudas de espécies características da região, preservando espécies endêmicas e componentes da vegetação nativa. Além de atender a demanda da recuperação florestal, o viveiro é também um espaço utilizado nos programas sociais e educacionais.

Programa de Comunicação Social
O Programa de Comunicação Social visa aprimorar o fluxo de informações sobre…
O Programa de Comunicação Social visa aprimorar o fluxo de informações sobre a Mina do Baú e sobre a MR Mineração. Para isso, adapta e aprimora seus processos de diálogo com a comunidade e divulgação de informação, tendo como alvo todos os públicos ligados direta e indiretamente à empresa, sejam eles colaboradores, moradores das comunidades do entorno, ou moradores dos municípios inseridos na área de influência do projeto.
A MR Mineração mantém canais de comunicação em que é possível a comunidade se manter informada sobre as atividades da empresa, enviar dúvidas, reclamações e sugestões. O intuito é levar informações concretas sobre todos os processos efetuados dentro da empresa, integrando a população na construção de uma gestão transparente e embasada no constante diálogo

Programa de Educação Ambiental
O Programa de Educação Ambiental da MR Mineração existe desde 2018 e…
O Programa de Educação Ambiental da MR Mineração existe desde 2018 e tem como alvo o público interno e as comunidades do entorno da operação. Os projetos desenvolvidos são pautados no conceito de ensino-aprendizagem e buscam auxiliar no desenvolvimento pessoal e da região.
Cada um dos projetos foi estruturado com o auxílio da participação ativa de todos os públicos, levando em consideração as especificidades das comunidades. O objetivo é manter um ambiente de construção coletiva de conhecimento em que seja possível, de forma transparente, trocar experiências e manter o diálogo constante.

Projeto de Diagnóstico e Desenvolvimento Territorial da AID e All
A MR Mineração propõe ações pautadas na interlocução com…
A MR Mineração propõe ações pautadas na interlocução com públicos diversos, realizadas a partir do diálogo e da cooperação entre diferentes atores do território, sejam eles provenientes do poder público, da iniciativa privada, ou moradores locais. Com a coleta e interpretação dessas informações, é possível otimizar e potencializar os investimentos voltados para a região, conferindo sustentabilidade aos resultados e aumentando os benefícios das ações para a população.
O PDDT está estruturado em quatro linhas de ação que servem de base para a estruturação e andamento dos trabalhos. São elas: mapeamento de ações, projetos, programas e iniciativas; priorização de mão de obra local; monitoramento de indicadores socioeconômicos; alicerçamento para o desenvolvimento territorial cooperado e sustentável.