Turismo rural aumenta perspectivas de moradores das comunidades cocaienses

O curso Empreendendo o Turismo no Espaço Rural, realizado em parceria entre a MR Mineração e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), capacitou 10 participantes entre os dias 22 e 25 de agosto na comunidade de São Gonçalo do Rio Acima, em Barão de Cocais.

As atividades concentraram conceitos teóricos e práticos sobre a inserção e desenvolvimento das atividades turísticas, bem como a valorização do território que é comum aos moradores e o que pode se tornar um atrativo turístico.

Rosa de Jesus São Bento Hoffman, moradora da comunidade de Tambor, mudou a sua visão ao longo do curso. No primeiro dia ela viu com desconfiança a proposta de turismo em um lugar que para ela “não tem nada”, mas ao fim das atividades a moradora já vislumbrava na atividade um potencial concreto de geração de renda para as comunidades.

Ao longo do curso foram realizadas visitas técnicas em alguns pontos da comunidade, propriedades e atrativos turísticos, além de locais com potencial para serviços de hospedagem, um estabelecimento comercial. O rio e a Igreja de São Gonçalo do Rio Acima também fizeram parte da rota. Na grade curricular, o curso abordou temas como: “Conhecimentos básicos sobre turismo”, “Cadeia produtiva do turismo”, “Impactos socioeconômicos, ambientais e culturais do turismo”, “Características do comportamento empreendedor”, “Educação ambiental e uso racional de recursos”, “Análise turística de propriedades rurais”, “Planejamento de empreendimento”, “Gerenciamento de empreendimento”, “Habilidades gerenciais”, “Tomada de Decisão” e “Associativismo”.

continue lendo