Durante a festa dos padroeiros São Gonçalo, Sant’Ana e Nossa Senhora do Rosário, na comunidade de São Gonçalo do Rio Acima, a MR apresentou os trabalhos já realizados e os resultados alçados com o Plano de Base Comunitária. Um telão mostrou durante a festividade, um vídeo com as belezas das comunidades de São Gonçalo do Rio Acima, Tambor, Campo Grande e Paiol.
O analista Ambiental da MR, Rafael Motta destacou que o Plano de Turismo de Base Comunitária traz a diversificação econômica e a geração de renda às comunidades por meio de atividades ligadas ao turismo. Ele apresentou, através de um totem, as ações já realizadas e os próximos passos que serão implementados.
O Plano de Turismo de Base Comunitária está inserido no Programa de Educação Ambiental (PEA) e do projeto Semear da MR Mineração, que tem como objetivo conversar com os moradores sobre as potencialidades locais, valorizando os modos de vida e a cultura local.
A MR já desenvolveu o curso de promotor de turismo de base local e condução do visitante, o curso de vivencia e hospedagem, o programa de sensibilização e a introdução ao turismo de base comunitária.