Alunos resgatam história da Cavalhada de Brumal em confecção de livros de pano

Com o apoio da MR Mineração, estão sendo realizadas desde março, rodas de conversas e oficinas de criação de livros de pano, com alunos da Escola Municipal Cecília Álvares Duarte, no distrito de Brumal, em Santa Bárbara. Com o apoio do professor Marcelo Soares de Aquino, os alunos desenharam, bordaram e escreveram os livros contando a história da Cavalhada de Brumal.

O projeto tem o objetivo de preservar a cultura e as histórias locais, repassando às novas gerações a importância desta manifestação artística e cultural, que todos os anos atraí milhares de pessoas ao distrito. O projeto é uma parceria entre a MR e a Casa das Tecelãs de Brumal, para o Festival Brumal a Gosto.

O trabalho lúdico, explicou o professor, desperta nos alunos ainda mais interesse pelas histórias locais, ao mesmo tempo que trabalha a valorização dos seus ancestrais, já que muitos estudantes participam da Cavalhada ou têm algum parente que faz parte deste projeto histórico-cultural.

“Está no sangue destas crianças, eles cresceram vendo a Cavalhada e a ideia é resgatar isso, não deixar se perder. A Cavalhada faz parte da história deles. Então, conseguimos trabalhar a disciplina, o empreendedorismo, já que eles estão produzindo materiais que serão apresentados, colocamos em geografia, para eles estudarem o que acontece aqui na região e até a educação religiosa nós conseguimos trabalhar. Cada aluno será o autor da sua própria história e contará aquilo que percebem e sabem sobre a Cavalhada”, explicou o professor Marcelo Aquino.


continue lendo