MR Mineração efetua a doação de duas Cânulas Nasais de Alto Fluxo ao Hospital Municipal Waldemar das Dores em Barão de Cocais

Foram entregues no último dia 24 de março, duas Cânulas Nasais de Alto Fluxo (CNAF) ao Hospital Municipal de Barão de Cocais. Os equipamentos foram adquiridos pela MR Mineração e serão utilizados para o tratamento de casos de Covid-19.

A cânula nasal é um equipamento não invasivo que vem sendo utilizado em hospitais da rede particular nos casos de pacientes com insuficiência respiratória e/ou lesão pulmonar. Estudos demonstram que seu uso reduz a resistência inspiratória, diminui o esforço respiratório, melhora a complacência pulmonar, evita o ressecamento das mucosas e garante mais conforto respiratório ao infectado, sendo verificada a redução em mais de 50% dos casos, do risco de agravamento do quadro e da necessidade de intubação oro traqueal.

O Hospital Municipal não possuía os equipamentos que estão sendo grandes aliados na recuperação dos pacientes contaminados pela Covid-19. O seu uso auxiliará no suporte respiratório de pacientes, reduzindo a necessidade de intubação (sendo, em alguns casos, eliminada essa necessidade) ou mantendo a estabilidade do quadro, até que surjam vagas para transferência do paciente à CTI’s ou UTI’s, já que atualmente há grande dificuldade para transferência devido a ausência de vagas, tanto em hospitais da rede pública como da rede particular.

O diretor da UPA, Dr. Azenclever Eduardo Rogério reconheceu a necessidade dos aparelhos e afirmou que já percebeu a eficácia do seu uso em pacientes internados. “A doação dos aparelhos já está fazendo a diferença aqui hoje. Tinha um senhor aqui que já ia ser intubado e está fazendo uso do aparelho, já está saturando 93% a 94% sem esforço respiratório. Queria agradecer a MR pelas doações em nome de todos nós aqui do Instituto, do Hospital e da UPA”, afirmou o médico.

Quem também destacou a importância das doações foi o médico Dr. Fernando Damacena, que enfatizou a articulação imediata da MR em prol do Hospital. “Nós observamos que em alguns hospitais particulares, estavam melhorando os resultados, evitando o agravamento do quadro respiratório, através de um aparelho não invasivo, moderno, chamado Cânula Nasal de Alto Fluxo. Ao levantar essa possibilidade junto a MR, a empresa se prontificou de imediato a doar dois aparelhos ao hospital. Hoje é um dia muito feliz, nós recebemos os equipamentos que nos ajudará, e muito, no enfrentamento a esta doença. Quero agradecer aos proprietários Minervino Bethonico e Rangel Bethonico e a toda a equipe da MR por todo o apoio dado para o combate a essa doença que tem causado danos imensos a nossa população”, destacou.

ALA COVID-19 – Além das cânulas, a MR Mineração fez ao longo dos últimos dias a doação de diversos itens ao hospital. Foram doados cinco oxímetros, oito camas, 13 colchões, três cadeiras, duas mesas, um armário, cinco termômetros, cinco monitores de pressão e uma cadeira de banho, itens que permitiram que a unidade montasse uma nova ala de combate a Covid-19, ampliando o atendimento aos pacientes diagnosticados com o vírus. Nos próximos dias serão doados ainda roupas de cama, mesas auxiliares e peças de vestuário para as equipes do hospital.